TCC de Sistemas de Informação gera artigo aprovado para publicação

O artigo gerado pelos resultados do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Lucas Marques Sathler Guimarães do Curso de Sistemas de Informação, orientado pela professora Magali Rezende Meireles e finalizado no segundo semestre de 2017, foi aceito para publicação na edição de março de 2019 da revista Perspectivas em Ciência da Informação, que é classificada pela CAPES como A1 na área de Comunicação e Informação.  O resumo do artigo intitulado Avaliação das etapas de pré-processamento e de treinamento em algoritmos de classificação de textos no contexto da recuperação da informação pode ser visto a seguir:

 RESUMO

A quantidade de dados não estruturados cresce com a popularização da Internet. Textos em linguagem natural representam um conjunto relevante e significativo para análise e produção de conhecimento. Este trabalho propõe uma análise quantitativa das etapas de pré-processamento e de treinamento de um classificador de textos, que utiliza os sentimentos expressos pelos usuários como atributo. Para realização dos experimentos, foram utilizadas Redes Neurais Artificiais, como algoritmo classificador, e textos provenientes dos sites Amazon, IMDB e Yelp. A base textual permite análise da expressão de sentimentos positivos e negativos dos usuários em avaliações de produtos e serviços em textos não estruturados. Foram realizados dois processos distintos de pré-processamento e diferentes treinamentos das Redes Neurais Artificiais para classificação do conjunto textual. Os resultados confirmam, quantitativamente, a importância das etapas de pré-processamento e de treinamento do classificador, evidenciando a importância do vocabulário selecionado para a representação do texto e para a classificação. As técnicas de classificação disponíveis alcançam resultados satisfatórios. No entanto, mesmo utilizando-se dois processos distintos de pré-processamento e identificando-se o melhor processo de treinamento, não foi possível eliminar, totalmente, as dificuldades de aprendizado e compreensão do modelo para as classificações de sentimentos que envolviam características subjetivas da expressão do sentimento humano.

Parabenizamos ao Lucas e à professora Magali pelo resultado obtido.

Sobre sipucminas

Este site apresenta informações relacionadas aos cursos de Sistemas de Informação da PUC Minas, e de eventos e projetos de parceiros do Curso e da PUC Minas.
Esse post foi publicado em Pós-graduação, Pesquisa e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s