Projeto da PUC Minas em parceria com a Avenue Code vai ensinar programação básica para alunos da Escola Estadual Bueno Brandão

No dia 18 de março de 2019 alunos do curso de Engenharia de Software da PUC Minas Praça da Liberdade e alunos do curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, sob a coordenação da Profa. Soraia Lúcia da Silva e em parceria com a empresa Avenue Code, deram início ao projeto de extensão Preparação de alunos da Escola Estadual Bueno Brandão para o ambiente de programação educacional. O projeto conta com apoio da PROEX – Pró-reitoria de Extensão da Universidade.

 

 

 

 

 

O objetivo geral do projeto é promover a orientação básica em informática até o design gráfico para codificação mais avançada, usando o ambiente de programação educacional chamado Code.org. São atendidadas cerca de 475 crianças do 1º, 2º e 3º anos da Escola Estadual Bueno Brandão. Além do conhecimento tecnológico, esta ação desenvolverá diversas habilidades nas crianças como a atenção, coordenação motora, memória visual e espacial, organização, cooperação, desenvolvimento do raciocínio lógico, pesquisa, leitura e escrita.

 

 

 

 

Aprender a programar estimula o pensamento lógico, a criatividade, melhora o raciocínio matemático e a capacidade de solucionar problemas, além de ajudar a lidar com os desafios das mais diversas áreas que certamente as futuras gerações irão enfrentar.

Entretanto, esta oportunidade ainda não está disponível para todas as crianças visto que são poucas as escolas que incluem a programação em seus projetos pedagógicos, em suas metodologias de ensino.

 

 

 

 

 

Este projeto, portanto, é uma oportunidade de dar aos alunos da Escola Estadual Bueno Brandão uma grande vantagem em um mundo onde o conhecimento tecnológico é a chave para o sucesso futuro.

Sobre sipucminas

Este site apresenta informações relacionadas aos cursos de Sistemas de Informação da PUC Minas, e de eventos e projetos de parceiros do Curso e da PUC Minas.
Esse post foi publicado em Extensão e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s