Destaques Acadêmicos em Sistemas de Informação – Semestre 1°/2015

Acontecerá no dia 17/09, às 18h00, no Teatro da PUC Minas no São Gabriel (Bloco E) a cerimônia de entrega de certificados para os alunos que atingiram o posto de Destaque Acadêmico no 1º semestre letivo de 2015 na PUC Minas São Gabriel.  No Curso de Sistemas de Informação os destaques foram os alunos Pedro Lucas Duarte Faria (manhã) e Rhaylander Mendes de Miranda (noite).

Pedro Duarte (manhã). Foto: Prof. João Caram

Pedro Duarte (manhã). Foto: Prof. João Caram

Pedro Duarte foi o Destaque Acadêmico do turno da manhã, mesmo sendo calouro do Curso. Ele afirma que tinha experiência prévia na área por vir de um curso técnico de Informática, mas ressalta que o ponto mais importante para o sucesso acadêmico foi o tempo dedicado aos estudos. Pedro diz que “não é um aluno de ficar parado estudando teoria”, mas procura sempre trabalhar em projetos e exercícios práticos para fixar a matéria e reforçar a aplicação dos conceitos estudados. Neste segundo semestre de 2015, Pedro também é monitor das matérias de ATP e Laboratório de ATP.

Rhaylander Miranda (noite). Foto: Prof. João Caram

Rhaylander Miranda (noite). Foto: Prof. João Caram

Rhaylander Miranda, além de também possuir curso técnico na área, trabalha como Desenvolvedor de Sistemas Web e Móveis. Ainda assim, ressaltou a importância de abordar, nas disciplinas do curso, conceitos que ele já utilizava em sua experiência profissional. Segundo Rhaylander, “o olhar interno da Universidade é diferenciado e chama atenção para aspectos que sabíamos que funcionavam, mas não compreendíamos exatamente como”.  O Destaque Acadêmico do turno da noite também enfatiza a necessidade da dedicação aos estudos fora da sala de aula. “Mais de 70% do conteúdo das disciplinas a gente aprende ‘sozinho’, estudando os assuntos que foram abordados na sala de aula. Universidade é também para aprender a aprender sozinho, depois que os professores indicam os primeiros passos. A curiosidade, a vontade de aprender e o gosto pela área são fundamentais”, afirma Rhaylander.

Para atingir a distinção de Destaque Acadêmico, o aluno deve, no semestre em questão, atingir uma média mínima de 80 pontos nas disciplinas cursadas, tendo cursado no mínimo 3 disciplinas e recebido pelo menos uma indicação de destaque por parte dos professores das disciplinas. A participação em atividades de extensão, monitoria e iniciação científica também fazem parte dos critérios para determinação dos destaques.

Além do certificado e da distinção no currículo, os alunos recebem uma bolsa semestral que corresponde a até 50% do valor das mensalidades.

 

Sobre sipucminas

Este site apresenta informações relacionadas aos cursos de Sistemas de Informação da PUC Minas, e de eventos e projetos de parceiros do Curso e da PUC Minas.
Esse post foi publicado em Acontece na PUC Minas, Eventos, Para o aluno e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário