Boletim eletrônico: O que significa ser um gerente?

Mintzberg

De acordo com o blog da Exame Info, uma das melhores definições que existe é do professor Henry Mintzberg, em seu livro “Managing”, publicado em 2009.

Mintzberg diz que é impossível formar gerentes na escola. Na escola você pode aprender técnicas de contabilidade, de marketing e conhecimento técnico. Nada disso gera um gerente e muito menos um líder. Essas escolas formam técnicos que vão trabalhar em atividades técnicas até crescerem para começar a acumular responsabilidades e, talvez, um dia conseguirem realmente gerenciar alguma coisa. Sim, existem excelentes gerentes que tiveram uma boa formação, mas não foi a formação que o tornou um bom gerente. A única forma de aprender é pela prática, aprendida através de experiência.

Um gerente que possui um excelente conhecimento técnico de sua área tem mais chances de conseguir entender o contexto para gerenciar da melhor maneira possível. Através de negociação, de trocas, de ceder, de conquistar.

Da mesma forma, liderança demais pode resultar em um trabalho sem contexto – sem mira, sem foco, sem ação – enquanto muito relacionamento pode produzir um trabalho desconectado de suas raízes internas – relações públicas em vez de conexões tangíveis. O gerente que somente comunica nunca termina nada, enquanto o gerente que somente “faz” termina fazendo tudo sozinho. E o gerente que somente controla riscos termina controlando uma casca vazia de homens e mulheres “sim”. Nós não precisamos de gerentes orientados-a-pessoas, orientados-a-informação ou orientados-a-ação; precisamos de gerentes que operam nesses três planos. Somente juntos todos esses papéis em todos os três planos fornecem o balanço que é essencial à prática de gerenciamento.

Veja mais acessando a resenha do livro.

Fonte da notícia: Exame Info

 Boletim Eletrônico é uma publicação da disciplina de Tecnologias da Informação e do Conhecimento mantida pelos alunos.  Grupo responsável pela notícia selecionada: Rennan Willians, Nathália Fernandes, Luiz Fernando Barros, Rafael Aguiar e Marcelo Caldeira.

 

Esse post foi publicado em Boletim Eletrônico e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s